sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Primeiras telas

Pessoal, esse negócio não é fácil não... está dando muito trabalho.

Dêem uma olhada nas primeiras telas:

Calendário

A tela terá duas tabelas, uma para o horário normal e outra para as exceções.


Recursos

Estas são as informações que acho importantes serem associadas aos recursos.



Cronograma

O botão "R" é a maneira que arrumei para abrir a tela de alocação de recursos.


Alocação de recursos

A tela abaixo será mostrada ao pressionarmos o botão "R" da tela acima.


Alocando recursos 

Neste exemplo pressionei a tecla "R" relacionada a tarefa da linha 3.

domingo, 15 de agosto de 2010

Funcionalidades planejadas para a versão gratuita

Inicialmente planejei as seguintes funcionalidades para a ferramenta de desenvolvimento de cronogramas de projetos que pretendo construir e distribuir gratuitamente:
·    Cadastro dos Recursos que poderão ser associados às tarefas – Os recursos poderão ser de Trabalho, Materiais ou financeiros. Por meio desta opção será possível definir os valores dos recursos;
·    Cadastro do calendário do projeto – Opção para especificar feriados, dias não úteis e horários de trabalho;
·    Cadastro do cronograma - Planilha utilizada para a digitação das atividades do projeto. Terá como base o conceito de diagrama de rede, onde o projeto é representado por uma sequência de atividades.
 Para a as atividades do projeto, planejo colocar os seguintes recursos:
·    Agrupamento por meio de estrutura hierárquica, aplicando o conceito de EAP – Estrutura Analítica do Projeto;
·    Relação entre as atividades dos tipos Início-Início, Início-Término, Término-Início e Término-Término;
·    Registro de anotações;
·    Alocação de recursos com calculo automática do custo;
·    Registro de progresso de execução com cálculo automático do custo executado;
Para facilitar a digitação, planejo colocar os seguintes recursos:
·    Recurso para copiar-colar;
·    Desfazer-Refazer a última alteração;
·    Ocultar atividades agrupadas mostrando apenas as superiores;
·    Filtros para mostrar apenas atividades que atendam critérios específicos, por exemplo, atividades do recurso “X’, atividades resumo, marcos, atividades não concluídas;

domingo, 25 de julho de 2010

Opção gratuita para edição de cronogramas

Enquanto estava fazendo o levantamento dos requisitos necessários para começar o desenvolvimento do programa para o controle do cronograma, lembrei-me das aulas da disciplina de gerenciamento de projetos que tive na faculdade.
 Entre as várias atividades, lembro-me de uma em que tive que construir um cronograma em uma folha de papel A4, considerando feriados, fins de semana e a relação de dependência entre as tarefas, e para finalizar, desenhar o diagrama de rede e calcular o caminho crítico. Para quem já passou por situação semelhante, sabe que não é nada fácil fazer um cronograma sem o auxílio de uma ferramenta.
Lembrando das dificuldades que tive durante o curso, decidi começar com um versão enxuta, incluindo as funcionalidades básicas que acredito serem necessárias para construir um cronograma, quem sabe assim, outros professores peçam para seus alunos desenvolverem seus primeiros cronogramas com o auxílio desta ferramenta.
No próximo post, vou descrever as funcionalidades planejadas para a versão gratuita.
Até lá então.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Uma nova ferramenta para gerenciamento de projetos

Olá pessoal,

    Já faz um tempo que sou procurado por pessoas que necessitam planejar e gerenciar atividades relacionadas a algum tipo de projeto. Normalmente, são projetos com poucas tarefas e de curta duração. Por não ter conhecimento em outras ferramentas, costumo indicar o uso do MS Project.

    Com o tempo, percebi que na maioria das situações estas pessoas precisavam de ações simples para controlar seus cronogramas e que a ferramenta utilizada oferecia muito mais do que o desejado.

    No início de 2009, indiquei a solução de EPM (Enterprise Project Management) para uma pequena empresa de engenharia, pois o proprietário queria acompanhar o desenvolvimento dos projetos de uma forma centralizada e também desejava compartilhar os cronogramas com toda a equipe. Minha indicação não teve sucesso, pois o investimento na compra de equipamentos e programas ficou muito além da disponibilidade financeira da empresa.

    Durante os anos seguintes, notei que em função do custo, seria difícil implantar soluções corporativas para o gerenciamento de projetos em pequenas empresas, pois para começar a brincadeira, seria necessário um desktop melhorado para fazer o papel de servidor, o sistema operacional Server, o banco de dados e as licenças para as estações de trabalho. Mesmo para as empresas que aceitaram investir nos itens mencionados, ainda faltava algo: O controle centralizado com respostas simples e rápidas.

    Conversando com amigos nos happy hours semanais fui questionado porque não desenvolver uma solução que resolvesse este problema, afinal trabalho com desenvolvimento de softwares há muitos anos, tendo a experiência e o conhecimento necessário para a empreitada.

     Conversei com outros amigos, gerentes de projetos, PMP´s, pessoas que estão diretamente ligadas a implantação de escritórios de projetos em médias e grandes empresas e todos me incentivaram a abraçar o projeto.

     Resumindo, hoje, dia 07 de junho de 2010, iniciei o planejamento para o desenvolvimento da solução TASQUES.

    Em breve, voltarei com mais novidades.

Abraço a todos.